Pa-lavras

Olá! Através da pá lavramos a terra. Com as palavras podemos revirar a linguagem, semeando cada vez mais a nossa comunicação. Sejam bem-vindos ao blog Pa-lavras. Aqui falaremos um pouquinho sobre Poesia, Literatura, Português... Ou seja, sobre o fascinante mundo de Letras. Esperamos que vocês gostem! Um abraço, Izabel e Georgia

sábado, 29 de março de 2008

Realismo/Naturalismo

O Realismo foi o movimento estético posterior ao Romantismo, que teve como objetivo principal a busca de um "retrato fiel" da realidade. O Realismo equivale a uma visão biológica do homem, buscando a realidade dos personagens. As idéias do Realismo são anti-românticas, anti-burguesas, anti-religiosas e anti-monárquicas.
O Naturalismo surgiu na mesma época do Realismo (segunda metade do séc XIX) e pode ser definido como um realismo que procura explicar cientificamente a conduta e o modo de ser dos personagens por meio de fatores externos, de natureza biológica (a hereditariedade) e sociológica (o meio), ou seja, é um realismo acrescido de elementos específicos, que trabalha com uma perspectiva mais patológica do homem, explorando uma visão mecanicista e determinista dos personagens.
Contexto histórico: Ascensão da burguesia ao poder; Choque de interesses (burguesia X proletariado) produzido pelo capitalismo, centrado no lucro; Surgimento de novas correntes e concepções do pensamento europeu (Transformismo-Darwin, Evolucionismo-Spencer, Positivismo-Comte, Determinismo- Taine).
Principais características: Documentação da realidade (concepção materialista dos fatos); Criação reflexiva; Objetivismo; Cientificismo; Atualidade; Personagens vulgares; Predomínio da prosa; Predomínio da razão; Descritivismo e detalhismo.
Principais autores: Aluísio Azevedo; Machado de Assis (teve a fase romântica também); Inglês de Souza; Domingos Olímpio; Artur Azevedo; Raul Pompéia, dentre outros.
Uma obra de destaque foi O Cortiço de Aluísio Azevedo.

Nenhum comentário: